domingo, 26 de setembro de 2010

Campanha de vacinação antirábica


Volta Redonda
Quem gosta de ver seu animal doméstico com saúde não pôde deixar de levá-lo ao posto de vacinação mais próximo de sua casa neste sábado, dia da campanha de vacinação antirábica animal para cães e gatos acima de três meses de idade.
A campanha que foi realizada pela Secretaria Municipal de Saúde(SMS) de Volta Redonda, através do Centro de Controle de Zoonoses(CCZ), foi realizada neste sábado, 25, das 8h às 17h, e de acordo com a expectativa da SMS,  o objetivo é imunizar aproximadamente 25 mil animais, o que representa 80% da população de cães e gatos estimados para o município.
Para o policial Wesley Ferreira, dono de dois cães, a campanha é muito importante para todo mundo que tem um animal de estimação em casa.
- Eu acho que quem tem um cão deve sempre se preocupar com a saúde dele e como eu moro na Vila Mury, todo ano trago os meus dois cachorros, Luma e Jade, que são mestiços, ao posto do bairro para vaciná-los - declara.
O mecânico ajustador Alberto Oliveira Silva, dono de um cão poodle de nome Boby, também acha que é uma obrigação de todo dono de um animal de estimação vacinar o seu cão.
- Em toda campanha antirábica da prefeitura eu trago o Boby, pois como ele é muito querido por toda a família e tenho três filhos, nunca esqueço de trazê-lo  para vacinar.
De acordo com o agente sanitário Diulio César da Silva, responsável pela aplicação das vacinas na Unidade Básica Saúde da Família(UBSF) da Vila Mury, até o horário das 12h30min do sábado, cerca de 425 doses já tinham sido aplicadas entre cães e gatos e a expectativa é que até o fim da tarde mais de mil doses devem ser aplicadas na unidade de saúde da Vila Mury.
Segundo o agente Diulio, para que o cão ou gato possa ser vacinado nesta campanha, ele deve ter mais de três meses de idade, não poder estar prenha e não pode estar com nenhuma doença.
- Temos um estoque de mil doses, ser for necessário recebemos mais, é importante que todos tragam seus animais todo ano para ser vacinado. Graças ao trabalho bem realizado do Centro de Controle de Zoonoses, já faz um bom tempo que Volta Redonda não registra um caso de raiva - alerta.    
Com o objetivo de promover a prevenção da raiva, considerada uma das mais graves zoonoses transmissíveis e com alto índice de mortalidade, próximo a 100%, o coordenador do Centro de Controle de Zoonoses, Rogério José da Silva, afirmou que cerca de 300 profissionais, entre funcionários do CCZ, agentes comunitários de saúde e voluntários, principalmente alunos dos cursos de biologia, veterinária e de técnicos do Colégio Agrícola de Pinheiral, participaram da campanha neste sábado.
De acordo com a SMS, graças a boa cobertura vacinal no município durante as campanhas realizadas, a prefeitura tem mantido a raiva sobre controle, sem registro de casos em humanos e em cães e gatos no município.
Segundo o coordenador Rogério, a vacinação dos animais domésticos, como cães e gatos, é muito importante, uma vez que eles são as principais fontes de infecção para o homem, por terem contato mais próximo com os seres humanos, além de protegerem os animais contra a raiva evitando com isso que transmitam a doença aos seres humanos, toda vacina utilizada na campanha é gratuita e distribuída pelo Ministério da Saúde (MS), afirma.

Nenhum comentário:

Postar um comentário