sábado, 4 de setembro de 2010

Vacinas contra a meningite chegam ao Paraná neste mês

O primeiro lote com 116 mil doses de vacinas contra a meningite meningocócica chega ao Paraná na segunda quinzena deste mês. A informação é do Ministério da Saúde, que destaca que "as vacinas seguem um esquema escalonado para todo o País, segundo a capacidade operacional e uma previsão acordada com os Estados".




Nesse caso, o Estado receberá em doses, o equivalente ao investimento de R$ 150 milhões em vacinas contra a meningite meningocócica C, a serem aplicadas em crianças de 12 a 24 meses em uma primeira etapa.



Na última semana um garoto de oito anos morreu em Curitiba, vítima da doença. Um mês antes, em Floresta (a trinta quilômetros de Maringá), uma pessoa idosa também morreu por motivo semelhante. Somente neste ano, 12 pessoas já perderam a vida por causa da meningite bacteriana, considerada a mais grave entre os outros tipos existentes da doença.





Na primeira etapa, serão vacinadas crianças com um e

dois anos de idade

Até o momento, a única forma de se prevenir da doença é a vacinação por

meio de entidades privadas. O custo da dose é de R$ 120 e pode ser encontrada em hospitais particulares. Mesmo com o valor considerado alto, muitas pessoas têm recorrido às clínicas.



Apesar de não ter sido dado sinal de alerta, a 15ª Regional da Saúde, em Maringá, descarta algum surto da doença, mas pede cuidado.



"As crianças de 12 a 15 anos geralmente são as mais expostas, principalmente por causa das escolas, com salas de aulas com muita aglomeração e sem ventilação adequada", disse o Chefe da Vigilância em Saúde, Dirceu Vedovello.



A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) informou que não há calendário, pois será o primeiro ano de vacinação específica contra a meningite.



Contágio

"Apesar de atingir todas as idades, o risco

maior de morte acontece com crianças até

o primeiro ano de vida."

Dirceu Vedovello

Chefe da Vigilância em

Saúde da 15ª Regional Segundo o Ministério da Saúde, serão duas doses da vacina e mais um reforço, para as crianças que estejam no primeiro ano de vida. Esses outros lotes, porém, seguirão um cronograma definido pelo Programa Nacional de Imunizações em parceria com as secretarias estaduais.





Casos



Desde 2008, o número de casos de meningite de todos os tipos está em queda. Em 2008, o Paraná registrou 2.054 casos, sendo 139 da meningocócica; em 2009, foram 1.222, com 110 da bacteriana e até o fim de agosto deste ano foram registrados 602 casos, com 74 meningocócicas.



Os casos de mortes também seguiram a tendência e houve redução. Em 2008, foram registradas 132 mortes (22 bacterianas), em 2009, 71 (24 bacterianas) e, em 2010, foram 43 mortes, sendo 12 provocadas pela meningite meningocócica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário