sábado, 4 de setembro de 2010

Estado mantém orientação sobre não vacinação contra raiva em animais

Ainda não há previsão de reinício da Campanha de Vacinação contra a Raiva Animal em Cães e Gatos, que deveria ter ocorrido entre 23 e 28 de agosto. Adiada em função de reações adversas que causaram a morte de animais em São Paulo e Guarulhos, ela deverá ser retomada direto em breve.








Em nota técnica enviada às autoridades municipais responsáveis pela vacinação, a Secretaria de Estado da Saúde mantém a recomendação de não aplicação das doses. “Isso porque, embora ciente da importância da vacinação contra a raiva em cães e gatos para o controle da doença em humanos, esclarece que, diante de um número de ocorrências de efeitos adversos sem precedentes em anos anteriores neste Estado, mantém a Recomendação de Suspensão da Campanha de Vacinação de Cães e Gatos, até que os casos sejam investigados e esclarecidos”.







A nota chega depois que o Ministério da Saúde emitiu esclarecimento, salientando que a campanha deveria ser mantida em todoa o território nacional. O texto explicava que “Não há evidências, até o momento, que os eventos adversos apresentados justifiquem a interrupção da campanha, pois os mesmos estão abaiox do relatado na literatura internacional e do produtor”. No documento, o Ministério ressalta que “a não vacinação de animais contra raiva representa um risco para a vida da população, pois pode gerar a ocorrência de casos humanos, que apresentam taxa de letalidade próxima de 100%”.







A coordenadoria de Vigilância Epidemiológica de Serra Negra informou ao Jornal O SERRANO que manterá a orientação do Governo do Estado de São Paulo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário